Quase #5MilhōesEMeio de pessoas alcançadas: engajamento orgânico
É possível conseguir engajamento orgânico apesar de toda a perseguição nas redes sociais, seja de grupos específicos de extrema-direita externa, interna de perseguições da própria esquerda, que também acontece direto, o famoso fogo amigo.
Enfim, um dos modos é criar suas próprias tags, assim como fazem os coletivos de luta nos twittaços ou Zé de Abreu pedindo pro povo replicar suas tags e pautar a mídia mundial de um dia pro outro ou entrando em grupos gigantes do Facebook e criando uma rede intersites.
Além da troca de experiências constantes que deve acontecer frequentemente e criação de novas estratégias, que incluem o domínio que muitos estão conseguindo das IAs, ainda falta a esquerda aprender que nem adianta temer o tal famigerado algoritmo e nem o tão cruel patrulhamento carrancudo e incisivo que só nos divide, assim como as pautas identitárias e tantas outras armadilhas polêmicas em que a esquerda cai a todo momento.
Uma das ferramentas muito boas a se por prática e o e-book gratuito "#Jornalismo2.0" que se encontra no #KnightCenterTheJournalismInTheAmericas.
Um outro erro muito "Crasso" é o "argumento" de "autoridade", coisa que acontece a todo momento nas lives do Tiktok e do Kwai principalmente. A mesmas pessoas que tanto gritam e esperneiam para que as outras não espalhem mentiram usam suas supostas autoridade acadêmicas para espalhar mentira também, e isso também é outra causa de fogo amigo.
Porém, apesar de todas as entregas, difamações e outras "tretas" sem fim o engajamento orgânico é possível quando você está disposto a aprender, criar e fazer novas parcerias.
#AroldoHistoriador
19/01/2026